top of page

Se és daqueles(as), que conseguem correr 5km sem parar e sentes borboletas no estômago para chegar aos 10km, hoje esse texto é para ti!

O primeiro que devemos fazer, será introduzir treinos de repetições de séries de 400m (entre 4 a 8 repetições, em alguns casos podendo chegar até as 10 repetições) e também de 800m (3 a 6 repetições) para trabalharmos a velocidade e o VO2 máx.. Um ponto importante é darmos descanso entre séries para recuperar em condições para partir fortes para a próxima série, por isso: DESCANSE!

Para chegar à marca dos 10km é importante somar quilómetros e nem todos os treinos têm de ser intensos. De feito, numa boa preparação, passamos a maior parte do tempo correndo em ritmos mais fáceis do que propriamente em ritmos intensos. Por isso, entre treinos de qualidade ( aqueles que são mais fortes e técnicos) é interessante ter sessões de treino mais leve para recuperar e ficar pronto(a) para o próximo treino de qualidade.


Outro conceito importante que vamos colocar em prática é o “Tempo Run”. Ele será o responsável por dar-te algum ritmo de corrida e conseguir correr no pace que planeias na prova.

O ideal é começar com blocos de 10 minutos com pace de prova desejado com descansos entre os blocos de 3 a 5 minutos em corrida leve ou mesmo a caminhar e uma vez superado esse desafio, vamos construindo outros blocos de treino com outras durações em função dos resultados anteriores, fase do mesociclo, semana de trabalho e outras variáveis de individualidade biológica que deveremos ter em conta!


Agora que já estás noutro nível da corrida, não te esqueças de fazer corretamente os treinos específicos de força para corredores, mobilidade e estabilidade para corredores e o mais importante: aproveitar o processo de treino!


Bons treinos e até já!

 

Comments


bottom of page